Aluna de S.Bernardo vence Desafio de Redação
Unknown04:23 0 comentários

A sétima edição do Desafio de Redação, concurso literário promovido pelo Diário, teve a estudante Grazielli Yara Silva, 18 anos, como vencedora do prêmio principal. A aluna do 3º ano do Ensino Médio do Sesi 416, de São Bernardo, foi contemplada com bolsa integral de estudos na USCS (Universidade Municipal de São Caetano). A jovem produziu o melhor texto com o tema 2020: O que eu posso fazer para mudar o meu mundo? entre os 150 mil elaborados por jovens de escolas públicas e privadas da região.
Emocionada, Grazielli revelou ter se dedicado intensamente ao concurso, já que se tratava de grande oportunidade de ingressar no Ensino Superior. “Apostei tudo nesse prêmio porque minha mãe não tem condições de pagar uma faculdade. Foi a melhor coisa que já conquistei”, destaca a moradora de São Bernardo. A estudante ainda tem dúvida sobre qual carreira seguir, mas aponta os cursos de Engenharia Química e outros na área de Estatística como favoritos.
A jovem é a sexta garota a vencer o concurso. Entre as sete edições, apenas um menino foi contemplado com o prêmio principal. O dado é destacado pelo pró-reitor de graduação da USCS, Marcos Antônio Biffi. “É gratificante ver o desempenhos dos alunos e saber que, principalmente, estamos premiando pessoas que dificilmente teriam condição de pagar uma faculdade”, comenta.


Releitura das obras de Kandinsky
Unknown03:36 0 comentários

Nascido em Moscou, passou grande parte da infância em Odessa. De volta à capital russa, estudou Direito e Economia na Universidade de Moscou, chegando a diplomar-se em Direito aos 26 anos, mas desistiu dessa carreira.


Casou-se em 1892 com a sua prima Anja Tchimikian, que acompanhou Kandinsky em 1896 quando este se mudou para Munique, iniciando os seus estudos em pintura na escola de Anton Ažbè. O estilo da escola de Ažbè desiludiu Kandinsky, que preferia pintar paisagens coloridas ao ar livre em vez de modelos "malcheirosos, apáticos, inexpressivos, geralmente destituídos de carácter". 

Após dois anos, Kandinsky tenta inscrever-se, sem sucesso, num curso ministrado por Franz von Stuck. Um ano depois Kandinsky ingressou finalmente no curso, que frequentou até 1900. Em Maio de 1901, Kandinsky co-fundou a sociedade artística Phalanx e foi professor na escola fundada pouco tempo depois pela sociedade. Uma das suas alunas foi Gabriele Münter, que se tornou companheira de Kandinsky até 1914. Kandinsky separou-se de Anja Tchimikian em 1903.O início do abstracionismo

Já na década de 1910 Kandinsky desenvolve seus primeiros estudos não figurativos, fazendo com que seja considerado o primeiro pintor ocidental a produzir uma tela abstrata. Algumas das suas obras desta época, como "Murnau - Jardim I" (1910) e "Grüngasse em Murnau" (1909) mostram a influência dos Verões que Kandinsky passava em Murnau nessa época, notando-se um crescente abstraccionismo nas suas paisagens. Outra influência nas suas pinturas foi a música do compositor Arnold Schönberg, com quem Kandinsky manteve correspondência entre 1911 e 1914.


Kandinsky faleceu no dia 13 de dezembro de 1944, três dias após completar 77 anos de idade.




A Professora Paula de artes realizou uma releitura das obras de Kandinsky com os alunos das 7° séries.







Conselho Tutelar
Unknown03:22 0 comentários

Palestra com o conselheiro Luís do III Conselho Tutelar de Santo André sobre as responsabilidades dos pais na vida escolar de seus filhos.